Drenagem linfática

FisioterapiaPara que serve?

Após uma cirurgia,os canais linfáticos, responsável pelo escoamento da linfa,são danificados e se recompõem muito lentamente. A drenagem linfática auxilia neste escoamento de líquidos e toxinas do corpo, diminuindo o inchaço e evitando os seromas (acúmulo localizado de líquidos) e as indesejáveis fibroses (nódulos) que podem se formar após a lipoaspiração.

 

Como é realizada?

Com massagem sobre a área operada,e pontos específicos que ativam os gânglios  linfáticos e levam a linfa até eles,facilitando escoamento da linfa.

No início elas são bem suaves para evitar dor durante a sessão,uma vez que é feita sobre a região operada.

 

É utilizado o ultra-som?

Sim. O ultra-som provoca agitação e impulsão das partículas líquidas,reorganizando as fibras, que na maioria das vezes após a cirurgia acabam formando as fibroses. O ultra-som faz com que elas desapareçam rapidamente.

 

Quando é recomendado?

Em todas as cirurgias,mas principalmente nas lipoaspirações,abdominoplastias, ginecomastias,mamaplastias,próteses de mama e lifting.

 

Quando posso iniciar?

No retorno de pós-operatório acompanho o paciente para liberar o  início das drenagens,que podem iniciar do 5º ao 10º dia depois da cirurgia.

 

Quantas sessões devo fazer?

Em média 10 sessões, mas nas avaliações do pós operatório posso indicar que continue as sessões.

 

Pode ser realizada em casa?

Sim. Nossas profissionais também possuem pacotes domiciliares, onde o paciente ganha no conforto e na comodidade de não precisar sair de casa, afinal de contas nesta fase de pós-operatório você pode depender de parentes e amigos para sua locação.

 

Quem devo procurar?

Contamos com uma equipe de fisioterapeutas e esteticistas habilitadas e acostumadas com o tratamento de pacientes em pós-operatório, com contato direto comigo, onde toda a evolução das drenagens linfáticas é informada semanalmente.

 

A drenagem reduz medidas? Perco gordura?

A drenagem linfática não elimina gordura. Com a eliminação da água, geralmente há uma diminuição das medidas, as custas da diminuição do inchaço.